As 3 formas mais rápidas de quebrar tua empresa em tempos de crise

Durante a turbulência econômica que nosso País está passando, tenho dedicado um tempo substancial do meu dia-a-dia para estudar o comportamento do micro, pequeno e médio empresário em suas decisões de negócio. E faço isso não só porque eles são a maior parte do público atendido pela minha empresa, mas também porque eu próprio acredito que esta observação e consequente troca de experiências é um dos fatores que melhora a gestão e ajuda a passar pela crise.

Uma das coisas que mais tenho observado é uma trilogia de decisões que o pessoal anda tomando, e que em minha opinião tende a fazer com que estas empresas desapareçam, inevitavelmente. Frente ao cenário hostil e potencialmente recessivo, o empresário resolve (1) diminuir o time de vendas, (2) cortar os investimentos em treinamento da Equipe, e (3) reduzir drasticamente (quando também não corta) a publicidade da empresa.
Talvez isto aconteça porque, muitas vezes, o empresário tem uma percepção equivocada da criação de valor que este tipo de investimento gera. Mas é preciso abrir os olhos.
Note que as empresas líderes de mercado (deduzo que são líderes por estarem mais preparadas) aproveitam o mercado instável pra qualificar melhor os vendedores, aumentar a publicidade e surfar na crista da onda, apostando que a concorrência não tem capacidade e preparo à altura para acompanhar seu ritmo. Isto é um indicador.
Há poucos meses o IAB Brasil (antiga Associação de Mídia Interativa) realizou uma pesquisa, também replicada nos principais veículos de comunicação, apontando que o investimento em publicidade digital ou online crescerá 15% em 2015. Minha opinião é de que isto não acontece apenas porque a publicidade online é mais barata. Acontece porque investir em publicidade em tempos de incerteza dá retorno (e consequentemente exigirá um time comercial maior e melhor qualificado).
Então, não mate o teu negócio. Invista em publicidade, treine o time, e à medida que o retorno for surgindo, cresça. Caso contrário, não só poderá causar a morte do negócio, como o fará do jeito mais rápido.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s